sábado, 16 de setembro de 2017

Ponto de Vista: Torino Express da Rei de França

Por Topbus Maranhão

Hoje, iniciamos uma nova série, onde falamos nosso ponto de vista sobre os modelos que circulam pela nossa cidade.

Após, as modificações pós-licitação, foi se formando novas empresas, e algumas saíram do sistema urbano deixando suas filiais. O mesmo ocorreu com o Grupo Duarte, que antes da licitação, o grupo era formado pelas empresas:

  - Solemar (43);
  - 1001 Expresso (42);
  - Expresso Rei de França (41);
  - Solemar SU (46);
  - 1001 Expresso SU (40)


Logo após a licitação, a Solemar (43) e a 1001 Expresso (42) remanejaram todos os seus carros para a Expresso Rei de França (41), sendo a atual participante do Consórcio Via SL. Foi se adquirindo novos carros, e os mais antigos foram sendo remanejados para a 1001 Expresso SU (40) e a Solemar SU (46), ficando de fora do remanejamento apenas alguns Mascarello Gran Via Midi V-Tronic 2009 montado no chassi Volks 17.230 EOD.  Os novos carros são da fabricante Marcopolo, e os mesmos são do modelo Torino 2014 montado no chassi MB OF-1721L Bluetec 5 (200.631 ao 200.664) e a versão articulada do Torino 2014, o Torino Express montado no chassi MB O500MA Bluetec 5 (200.665 ao 200.670), ambos modelos  são equipados com ar condicionado da marca Spheros e suspensão a ar e elevador para pessoas com mobilidade reduzida, mas hoje iremos falar apenas do Torino Express.


A nossa equipe esteve  presente nos veículos 200.667 e 200.670 e nos observamos que o ar condicionado dos modelos gela muito bem, climatizando o veículo de forma rápida, além da ótima vazão de ar que sai pelos dutos de ventilação. As portas dos veículos são equipadas com cortinas de ar. As janelas são seladas, o que dá um charme maior para os veículos. As poltronas não são alcochoadas e não possuem apoiador de cabeça. Observamos também que o espaço interno do veículo foi muito bem aproveitado, o que garante mais pessoas a bordo do ônibus, tanto sentadas quanto em pé.


É certo que nunca imaginaríamos um modelo desse porte circulando em nossa capital, apesar da configuração interna ser bastante simples, isso não exclui o fato do veículo ser muito confortável, porém ressaltamos que seria melhor se as poltronas fossem alchoadas. Os veículos ja estão circulando em algumas linhas que pertence ao consórcio, e podem ser encontrados nas linhas T081 - Cohatrac/ Rodoviária (200.666 e 200.667), T083 - Cohatrac/ Bandeira Tribuzzi (200.668 e 200.669) e T084 - Cohatrac IV/ T. Praia Grande (200.670), o 200.665 é reserva do consórcio. Nós da equipe de teste do Topbus Maranhão, aprovamos o modelo.


Para pedidos de análise, envie um e-mail para: topbusmaranhao2015@gmail.com, informando o modelo do veículo e a empresa que o mesmo pertence...Ou você pode deixar seu pedido aqui nos comentários desse post. Vejo vocês na próxima análise.


5 comentários:

  1. Como assim o 200.665 é reserva.o 200.665 é fixo da linha T081 cohatrac/rodoviária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os articulados fixos da T081 sao o 200.666 e 200.667. O 200.665 so substitui algum deles quando um dos dois está na manutencao..

      Excluir
  2. Esse ônibus tem um ótimo ar condicionado, gela bastante todo o ônibus, estando cheio ou vazio. A gente nem escuta o barulho do motor, mas esses bancos são desconfortáveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, realmente, o a/c deles eh bem forte...gela o veiculo muito rapidamente! Em questao dos bancos, achamos eles bem confortaveis

      Excluir
  3. Havia um comentário de q o 200.670 estava parado por um tempo junto com o 200.574 por batida de motor será q já voltaram sendo q esse 200.670 não iria mais fazer a linha T084

    ResponderExcluir