Por Topbus Maranhão
Hoje, iniciamos uma nova série, onde falamos nosso ponto de vista sobre os modelos que circulam pela nossa cidade.
Após, as modificações pós-licitação, foi se formando novas empresas, e algumas saíram do sistema urbano deixando suas filiais. O mesmo ocorreu com o Grupo Duarte, que antes da licitação, o grupo era formado pelas empresas:
- Solemar (43);
- 1001 Expresso (42);
- Expresso Rei de França (41);
- Solemar SU (46);
- 1001 Expresso SU (40)
Logo após a licitação, a Solemar (43) e a 1001 Expresso (42) remanejaram todos os seus carros para a Expresso Rei de França (41), sendo a atual participante do Consórcio Via SL. Foi se adquirindo novos carros, e os mais antigos foram sendo remanejados para a 1001 Expresso SU (40) e a Solemar SU (46), ficando de fora do remanejamento apenas alguns Mascarello Gran Via Midi V-Tronic 2009 montado no chassi Volks 17.230 EOD. Os novos carros são da fabricante Marcopolo, e os mesmos são do modelo Torino 2014 montado no chassi MB OF-1721L Bluetec 5 (200.631 ao 200.664) e a versão articulada do Torino 2014, o Torino Express montado no chassi MB O500MA Bluetec 5 (200.665 ao 200.670), ambos modelos são equipados com ar condicionado da marca Spheros e suspensão a ar e elevador para pessoas com mobilidade reduzida, mas hoje iremos falar apenas do Torino Express.
A nossa equipe esteve presente nos veículos 200.667 e 200.670 e nos observamos que o ar condicionado dos modelos gela muito bem, climatizando o veículo de forma rápida, além da ótima vazão de ar que sai pelos dutos de ventilação. As portas dos veículos são equipadas com cortinas de ar. As janelas são seladas, o que dá um charme maior para os veículos. As poltronas não são alcochoadas e não possuem apoiador de cabeça. Observamos também que o espaço interno do veículo foi muito bem aproveitado, o que garante mais pessoas a bordo do ônibus, tanto sentadas quanto em pé.
É certo que nunca imaginaríamos um modelo desse porte circulando em nossa capital, apesar da configuração interna ser bastante simples, isso não exclui o fato do veículo ser muito confortável, porém ressaltamos que seria melhor se as poltronas fossem alchoadas. Os veículos ja estão circulando em algumas linhas que pertence ao consórcio, e podem ser encontrados nas linhas T081 - Cohatrac/ Rodoviária (200.666 e 200.667), T083 - Cohatrac/ Bandeira Tribuzzi (200.668 e 200.669) e T084 - Cohatrac IV/ T. Praia Grande (200.670), o 200.665 é reserva do consórcio. Nós da equipe de teste do Topbus Maranhão, aprovamos o modelo.
Para pedidos de análise, envie um e-mail para: topbusmaranhao2015@gmail.com, informando o modelo do veículo e a empresa que o mesmo pertence...Ou você pode deixar seu pedido aqui nos comentários desse post. Vejo vocês na próxima análise.
Como assim o 200.665 é reserva.o 200.665 é fixo da linha T081 cohatrac/rodoviária
ResponderExcluirOs articulados fixos da T081 sao o 200.666 e 200.667. O 200.665 so substitui algum deles quando um dos dois está na manutencao..
ExcluirEsse ônibus tem um ótimo ar condicionado, gela bastante todo o ônibus, estando cheio ou vazio. A gente nem escuta o barulho do motor, mas esses bancos são desconfortáveis.
ResponderExcluirOla, realmente, o a/c deles eh bem forte...gela o veiculo muito rapidamente! Em questao dos bancos, achamos eles bem confortaveis
ExcluirHavia um comentário de q o 200.670 estava parado por um tempo junto com o 200.574 por batida de motor será q já voltaram sendo q esse 200.670 não iria mais fazer a linha T084
ResponderExcluir